Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Programa Amazônia Conectada

O Projeto Amazônia Conectada consiste na construção de uma infraestrutura de telecomunicações, por meio do lançamento de uma rede de cabos de fibra óptica no leito dos principais rios da bacia amazônica, por meio da qual serão disponibilizados serviços com alta capacidade e disponibilidade, como internet, telemedicina, telessaúde, universidade à distância, entre outros, para a população ribeirinha, escolas, organizações militares e órgãos públicos em geral na amazônia ocidental.

O projeto prevê a instalação de cerca de 7,8 mil quilômetros de cabos de fibra óptica nos leitos dos rios Negro, Solimões, Madeira, Juruá e Purus, interligando cerca de 52 municípios e atendendo a mais de 3,8 milhões de habitantes da região.

Por suas características de inovação e abrangência, trata-se de um projeto dual que representará um marco histórico nas comunicações no Brasil. Uma parceria estratégica foi estabelecida entre o Exército Brasileiro, Governo do Amazonas, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Telebrás e Prodam, para a elaboração do projeto, modelo de governança e busca de financiamento. A primeira fase, com investimento do Exército, interligando duas de suas organizações militares, teve sua inauguração dia 16 de julho de 2015.



Acesso ao portal Amazônia Conectada: www.amazoniaconectada.eb.mil.br

 

Seção de Comunicação Social do CITEx

 

 

Fim do conteúdo da página